Introvertendo 167 – Tony Attwood

Um dos pioneiros a escrever sobre Síndrome de Asperger e pensá-la no contexto do autismo na vida adulta para o público em geral, Tony Attwood é uma das figuras mais relevantes da história do autismo. Sua vida e obra é contada brevemente neste episódio, narrado por Luca Nolasco. Arte: Vin Lima.

Links e informações úteis

Para nos enviar sugestões de temas, críticas, mensagens em geral, utilize o email ouvinte@introvertendo.com.br, ou a seção de comentários deste post. Se você é de alguma organização, ou pesquisador, e deseja ter o Introvertendo ou nossos membros como tema de algum material, palestra ou na cobertura de eventos, utilize o email contato@introvertendo.com.br.

Apoie o Introvertendo no PicPay ou no Padrim: Agradecemos aos nossos patrões: Caio Sabadin, Francisco Paiva Junior, Gerson Souza, Luanda Queiroz, Luiz Anisio Vieira Batitucci, Marcelo Venturi, Priscila Preard Andrade Maciel e Vanessa Maciel Zeitouni.

Acompanhe-nos nas plataformas: O Introvertendo está nas seguintes plataformas: Spotify | Apple Podcasts | DeezerCastBox | Google Podcasts | Amazon Music | Podcast Addict e outras. Siga o nosso perfil no Spotify e acompanhe as nossas playlists com episódios de podcasts.

*

Transcrição do episódio

A história do autismo é feita por figuras que conseguem dialogar com toda uma geração ou até mesmo defini-la. Em alguns casos, elas têm o êxito até de formar sucessores, que vão fazer coisas tão grandiosas quanto. Neste episódio, contamos a história de vida de uma das pessoas que melhor representa essas características. Com vocês, Tony Attwood.

Tony Attwood nasceu em 1952, na cidade de Birmingham, no Reino Unido e desenvolveu desde a adolescência um interesse pela psicologia. Esta foi a carreira que ele decidiu seguir, graduando-se na Universidade de Hull. Ele fez mestrado e doutorado na Universidade de Surrey e na Universidade de Londres, respectivamente.

Na Universidade de Londres, Tony foi orientado por ninguém mais que Uta Frith. Mas a ligação de Attwood com o autismo não foi só a partir disso. Afinal, ele começou a estudar autismo em 1971, muito antes que tivéssemos a concepção de que a condição era um espectro. E, foi justamente por chegar tão cedo, que ele ajudou a desenvolver um pouco da história do autismo.

O seu principal campo de estudo no autismo foi a chamada Síndrome de Asperger, aquele diagnóstico independente que figuras como Lorna Wing trabalharam para que ganhasse os manuais médicos. Ainda havia uma hipótese de que este diagnóstico era raro, mas com melhores instrumentos de diagnóstico ele passou a observar que muitas características já poderiam ser observadas na escola.

Attwood começou a trabalhar com autistas na atividade clínica tanto no Reino Unido quanto na Nova Zelândia, e toda essa experiência ganharia outros níveis com a publicação de livros. Em 1992, ele fundou uma clínica especializada para pessoas com Síndrome de Asperger na Austrália com fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental, a TCC.

Em 1998, foi lançada a sua obra mais importante, chamada Asperger’s Syndrome: A Guide for Parents and Professionals. Foi o primeiro grande livro que trazia a Síndrome de Asperger de forma prática para a comunidade do autismo. A relevância foi tão grande que ele revisitou, fez ajustes e relançou a obra em 2006 com o título The Complete Guide to Asperger’s Syndrome.

Além disso, passou a escrever também outros livros sobre autismo, abordando questões da vida social como relacionamentos amorosos e amizades, condições como depressão e ansiedade, além de promover palestras e workshops em vários países. Fora isso, ele também atuou como professor universitário na Universidade Griffith, na Austrália.

Ele teve três filhos e é casado com Sarah Attwood, que conheceu ainda em 1974 e que também estuda autismo. Um de seus filhos, chamado William, foi diagnosticado com Asperger durante uma prisão decorrente de um vício em drogas. A experiência da prisão gerou um livro escrito por seu filho, lançado em 2018. 

No próximo episódio da série, vamos trazer a história de vida da última pessoa da série. Quem será? Você saberá mês que vem. Até lá!

A série de figuras históricas do autismo é um conteúdo narrativo do podcast Introvertendo. A locução é de Luca Nolasco. O texto e a edição são de Tiago Abreu. O Introvertendo é uma produção da Superplayer & Co.

Site amigo do surdo - Acessível em Libras - Hand Talk